Imagem1.jpg

“Só o homem! Só o homem é que se atreve a cultivar socalcos abertos a fogo na perpendicularidade da falésia!”

                                                                 Raúl Brandão in As Ilhas Desconhecidas, Notas e Paisagem

Venha encontrar a essência da nossa gastronomia, autêntica porque estão presentes os produtos agrícolas locais assim como os do nosso mar, que coexiste com uma cultura de inovação no receituário dos restaurantes, potenciando a utilização de produtos regionais.

Convidamo-lo a conhecer em detalhe cada um dos nossos destinos, os seus produtos mais autênticos, as suas receitas icónicas e os eventos gastronómicos que organizam ao longo do ano.

Deixe guiar-se pelo mar ao longo da costa, descobrindo uma paisagem deslumbrante, onde as montanhas parecem nascer do mar, que o convida a saborear com calma cada prato à beira-mar e a desfrutar da elevada qualidade das suas matérias-primas num ambiente que se confunde com cada sabor.

No coração da Madeira, esperam por si destinos onde se preparam pratos carregados de tradição. Por sua vez, o Funchal alimenta-se dos seus próprios pratos e seguem os costumes das outras regiões. Para acompanhar estes pratos, nada como os vinhos que se fazem nos velhos solos de origem vulcânica, sendo a Madeira uma das poucas regiões do mundo que produz vinhos de montanha.

HS400708Cuscuz_edited_edited_edited_edited.jpg

Um dos produtos mais ancestrais da nossa história, introduzido no tempo do povoamento. A prática de fazer cuscuz artesanalmente ainda se verifica em alguns territórios da Madeira, ganhando cada vez mais destaque.

O mar oferece-nos um uma variedade considerável de peixes, como o atum, a espada-preta, a cavala, o gaiado seco, entre outros.  A história das pescas da Madeira constitui um vasto património das nossas comunidades piscatórias.

HS400743 GPescado.jpg
HS400934 Doçaria.jpg

A doçaria madeirense está intrinsecamente ligada ao cultivo da cana sacarina que, a pouco e pouco, especializa-se nos ambientes conventuais, sendo imensa a sua variedade.

Um dos ingredientes distintivos do pão produzido na Madeira é a batata doce. O pão assumiu desde sempre uma função essencial na vida e património alimentar dos madeirenses.

HS400905Pao.jpg
HS400723Fruta.jpg

Segundo o Catálago Nacional de Espécies, a ilha da Madeira tem 28 variedades tradicionais e 10 espécies fruteiras. Será talvez os produtos que trazem mais criatividade à cozinha regional, incorporando sabor e cor aos pratos principais, às sobremesas e às bebidas tradicionais.

Produtos de diferenciação, como as lapas, os caramujos e caranguejos. Combinação de gastronomia, cultura, biodiversidade e domínio costeiro como paisagem.

HS400920Moluscos.jpg
HS400767Tuberculos.jpg

Dos inúmeros produtos que constituem a gastronomia tradicional da região, os tubérculos afirmam-se rapidamente na dieta alimentar. A batata-doce, a batata e as várias variedades de inhame ainda persistem na mesa madeirense.

O chícharo é uma leguminosa que foi muito cultivada na ilha do Porto Santo, onde existem variadas receitas para o seu consumo. Nos últimos anos, tem sido feita uma recuperação deste produto em ambas as ilhas.

HS400700Chicharo.jpg